ⓘ Free online encyclopedia. Did you know? page 123

Parada de Gonta

Parada de Gonta é uma freguesia portuguesa do concelho de Tondela, com 7.12 km² de área e 754 habitantes. A sua densidade populacional é 105.9 hab/km².

Parada do Pinhão

Parada do Pinhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Sabrosa, com 5.72 km² de área e 309 habitantes. A sua densidade populacional é 54.0 hab/km². Foi vila e sede de concelho até 1836, constituindo um enclave no interior do então maior conce ...

Parada de Todeia

Parada de Todeia é uma freguesia portuguesa do concelho de Paredes, com 3.64 km² de área e 1 848 habitantes. A sua densidade populacional é 507.7 hab./km².

Paradela (Chaves)

Paradela é uma freguesia portuguesa do concelho de Chaves, com 8.22 km² de área e 262 habitantes. A sua densidade populacional é 31.9 hab/km². Situa-se a uma altitude média de 722 metros, o ponto mais baixo localiza-se junto ao rio Arcossó no lim ...

Paradela (Mogadouro)

Paradela é uma freguesia portuguesa do município de Mogadouro, com 20.45 km² de área e 156 habitantes. A sua densidade populacional é de 7.6 hab/km².

Paradela (Penacova)

Paradela é uma aldeia portuguesa do município de Penacova, delegação da freguesia de Friúmes e Paradela. Foi uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Friúmes, para formar ...

Paradela e Granjinha

Paradela e Granjinha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tabuaço, com 9.05 km² de área e 180 habitantes. Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Paradela e Granjinha.

Paradela, Contim e Fiães

Paradela, Contim e Fiães é uma freguesia portuguesa do concelho de Montalegre, com 30.86 km² de área e 308 habitantes. Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Paradela, Co ...

Paradinha e Nagosa

Paradinha e Nagosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Moimenta da Beira, com 12.09 km² de área e 236 habitantes. Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Paradinha e ...

Paragem de Azinheira

O Ramal do Seixal abriu à exploração ao serviço em 29 de Julho de 1923, unindo o Lavradio ao Seixal. Em 20 de Junho de 1941, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses alterou os horários dos comboios tranvias do Barreiro-A ao Seixal, incluind ...

Paragem de Balancho

O Ramal de Reguengos foi inaugurado no dia 6 de Abril de 1927, pela Administração Geral dos Caminhos de Ferro do Estado. Em 11 de Maio desse ano, os Caminhos de Ferro do Estado foram integrados na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Um d ...

Paragem de Abraveses

A Paragem de Abraveses, originalmente denominada de Abravezes, foi uma gare da Linha do Linha do Vouga, que servia a localidade de Abraveses, junto à cidade de Viseu, em Portugal.

Paragem de Alcoforado

Esta interface situava-se no lanço do Ramal de Moura entre Beja e Quintos, que entrou ao serviço em 2 de Novembro de 1869. O Ramal de Moura foi encerrado pela operadora Caminhos de Ferro Portugueses em 2 de Janeiro de 1990.

Paragem de Arneiro

Este apeadeiro situava-se no troço entre as Estações de Coimbra e Lousã do Ramal da Lousã, que abriu à exploração no dia 16 de Dezembro de 1906, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Paragem de Balazar

A Paragem de Balazar, originalmente denominado de Ballazar, é uma interface encerrada da Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, que servia a localidade de Balazar, no Concelho de Póvoa de Varzim, em Portugal.

Paragem de Cavalões

O troço entre Famalicão e Fontaínhas da Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, onde esta interface se situava, abriu à exploração no dia 12 de Junho de 1881.

Paragem de Corte do Poço

Esta interface fazia parte do lanço do Ramal de Moura entre Serpa e Pias, que foi aberto à exploração em 14 de Fevereiro de 1887. O Ramal de Moura foi encerrado em 2 de Janeiro de 1990, pela empresa Caminhos de Ferro Portugueses.

Paragem de Coura

A Paragem de Coura fazia parte do lanço da Linha do Minho entre Caminha e São Pedro da Torre, que entrou ao serviço em 15 de Janeiro de 1879. Em Junho de 1913, era servida pelos comboios tramways entre Viana do Castelo e Valença.

Paragem de Drizes

Esta interface fazia parte do lanço entre as estações de Bodiosa e Vouzela, que abriu à exploração em 5 de Fevereiro de 1914, pela Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à lÉtranger. Em 1 de Janeiro de 1947, a ...

Paragem de Fataunços

Esta interface fazia parte do lanço entre as estações de Bodiosa e Vouzela, que entrou ao serviço em 5 de Fevereiro de 1914, pela Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à lÉtranger. Em 1 de Janeiro de 1947, a ...

Paragem de Fojo

A Paragem de Fojo, originalmente denominada de Ferreiros, foi uma gare da Linha do Vouga, que servia a povoação de Ferreiros, no Distrito de Viseu, em Portugal.

Paragem de Fonte do Prado

Esta interface fazia parte do lanço da Linha do Sabor entre as Estações do Pocinho de Carviçais, que entrou ao serviço em 17 de Setembro de 1911. A linha foi encerrada em 1988.

Paragem de Fornos - Sabor

Esta interface integrava-se no troço da Linha do Sabor entre as Estações de Carviçais e Lagoaça, que entrou ao serviço em 6 de Julho de 1927. O tráfego ferroviário na Linha do Sabor foi suspenso em 1988.

Paragem de Foz do Rio Mau

O troço entre Sernada do Vouga e Foz do Rio Mau entrou ao serviço em 5 de Maio de 1913, enquanto que a secção seguinte, de Rio Mau a Ribeiradio, abriu à exploração em 4 de Novembro do mesmo ano., tendo sido construído pela Compagnie Française pou ...

Paragem de Jafafe

A Paragem de Jafafe foi uma gare ferroviária do Ramal de Aveiro, que servia as aldeias de Jafafe de Cima e Jafafe de Baixo, no Distrito de Aveiro, em Portugal.

Paragem de Mozelos

A Paragem de Mozelos, igualmente conhecida como Moselos e originalmente denominado em Mozellos, foi uma gare da Linha do Linha do Vouga, que servia a localidade de Moselos, no concelho de Viseu, em Portugal.

Paragem de Nespereira do Vouga

Esta interface fazia parte do troço da Linha do Vouga entre Ribeiradio e Vouzela, que entrou ao serviço em 30 de Novembro de 1913, pela Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à lÉtranger. Em 1 de Janeiro de 19 ...

Paragem de Pisão

Nota: Não confundir com o antigo Apeadeiro de Pisão, na Linha do Minho. A Paragem de Pisão foi uma interface da Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, situada no concelho de Póvoa de Varzim, em Portugal.

Paragem de Poço de Santiago

Esta interface fazia parte do troço da Linha do Vouga Foz do Rio Mau e Ribeiradio, que abriu à exploração em 4 de Novembro de 1913, pela Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à lÉtranger. Em 1 de Janeiro de 1 ...

Paragem de Ponte do Guadiana

A Paragem de Ponte do Guadiana é uma interface encerrada do Ramal de Moura, situada junto à Ponte Ferroviária do Guadiana, no concelho de Beja, em Portugal.

Paragem de Real das Donas

A Paragem de Real das Donas, originalmente conhecida como Real, foi uma interface da Linha do Vouga, que servia a localidade de Real das Donas, no Distrito de Viseu, em Portugal.

Paragem de Santo Isidoro

A Paragem de Santo Isidoro foi uma interface da Linha do Tâmega, que servia a localidade de Santo Isidoro, no concelho de Marco de Canaveses, em Portugal.

Paragem de São Félix

A Paragem de São Félix foi uma interface da Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, que servia a zona do Monte de São Félix, no Concelho de Póvoa de Varzim, em Portugal.

Paragem de São Sebastião

A Paragem de São Sebastião fazia parte do lanço da Linha do Minho entre Caminha e São Pedro da Torre, que entrou ao serviço em 15 de Janeiro de 1879. Em Junho de 1913, a Paragem de São Sebastião era servida pelos comboios tramways entre Viana do ...

Paragem de Segadães

A Paragem de Segadães, originalmente conhecida como Valença, foi uma interface da Linha do Minho, que servia a localidade de Segadães, no concelho de Valença, em Portugal.

Paragem de Senhora da Cabeça

Esta paragem fazia parte do troço da Linha do Minho entre Lapela e Monção, que entrou ao serviço em 15 de Junho de 1915. O lanço entre Valença e Monção foi encerrado em 2 de Janeiro de 1990.

Paragem de Torre da Cardeira

A Paragem de Torre da Cardeira foi uma interface do Ramal de Moura, que servia a localidade de Monte da Torre da Cardeira, no concelho de Beja, em Portugal.

Paragem de Valbom

Em 25 de Março de 2009, o troço entre Livração e Amarante foi encerrado pela Rede Ferroviária Nacional, por motivos de segurança.

Paragem de Vale de Rãs

Esta interface situava-se no troço do Ramal de Moura entre as Estações de Pias e Moura, que entrou ao serviço em 27 de Dezembro de 1902. O Ramal de Moura foi encerrado pela empresa Caminhos de Ferro Portugueses em 2 de Janeiro de 1990.

Paragem de Vila Azedo

Esta interface encontrava-se no lanço do Ramal de Moura entre Beja e Quintos, que foi aberto em 2 de Novembro de 1869. O Ramal de Moura foi encerrado pela empresa Caminhos de Ferro Portugueses em 2 de Janeiro de 1990.

Paragem de Vila Nune

Esta interface inseria-se no troço entre Celorico de Basto e Arco de Baúlhe, que foi inaugurado em 15 de Janeiro de 1949, pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Devido ao reduzido movimento, o lanço entre Arco de Baúlhe e Amarante foi ...

Paragem de Falcoeiras

A Paragem de Falcoeiras é uma gare ferroviária encerrada do Ramal de Reguengos, que servia a aldeia de Falcoeiras, no concelho de Redondo, em Portugal.

Paragem de Fonte Nova

Em 28 de Agosto de 1921, entrou ao serviço o lanço da Linha do Corgo até Tâmega e Chaves, Porém, nessa altura a linha chegou apenas até aos arredores de Chaves, num local denominado de Fonte Nova, onde foi instalada uma gare provisória para servi ...

Paragem de Nuzedo

No projecto para o troço entre o Ribeiro de Varges e a estação de Pedras Salgadas, aprovado por uma portaria de 14 de Setembro de 1905, estava planeada a instalação de um apeadeiro para servir as populações de Nuzedo, Sampaio e Vila Meã. O troço ...

Paragem de Paço Saraiva

A Paragem de Paço Saraiva é uma gare ferroviária encerrada do Ramal de Reguengos, situada na zona do Monte do Paço Saraiva, na freguesia de Nossa Senhora de Machede, concelho de Évora, em Portugal.

Paragem de Peneda

Esta interface estava integrada no lanço da Linha do Corgo entre Vidago e Tâmega, que abriu ao serviço em 20 de Junho de 1919. O lanço entre Chaves e Vila Real foi encerrado em 2 de Janeiro de 1990, pela empresa Caminhos de Ferro Portugueses.

Paragem de Santa Cruz

A Paragem de Santa Cruz foi uma gare ferroviária da Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, que servia a localidade de Santa Cruz do Bispo, no Concelho de Matosinhos, em Portugal.

Free and no ads
no need to download or install

Pino - logical board game which is based on tactics and strategy. In general this is a remix of chess, checkers and corners. The game develops imagination, concentration, teaches how to solve tasks, plan their own actions and of course to think logically. It does not matter how much pieces you have, the main thing is how they are placement!

online intellectual game →