ⓘ Coordenadas geográficas. As coordenadas geográficas são pontos imaginários na superfície do globo terrestre, definidos pela intersecção de linhas também imaginá ..

Dadrá e Nagar Aveli e Damão e Diu

Dadrá e Nagar Aveli e Damão e Diu é um território da União localizado no oeste da Índia, com capital na cidade de Damão. O território é composto por seis entidades geográficas separadas: Dadrá, Nagar Aveli, Damão, península de Gogolá, faixas e ilhas de Simbor e a ilha de Diu. Foi criado através da fusão dos antigos territórios da União de Dadrá e Nagar Aveli e Damão e Diu. Os planos para a proposta de fusão foram anunciados pelo governo da Índia em julho de 2019 e a legislação necessária foi aprovada no Parlamento da Índia em dezembro de 2019 e entrou em vigor em 26 de janeiro de 2020. Tod ...

                                     

ⓘ Coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas são pontos imaginários na superfície do globo terrestre, definidos pela intersecção de linhas também imaginárias, longitudinais e transversais em relação ao eixo de rotação da Terra. As linhas longitudinais são denominadas meridianos e têm como referência o Meridiano de Greenwich. As linhas transversais são denominadas paralelos e têm como referência a linha do equador. Os pontos são dados em graus e suas subdivisões minutos e segundos, que são a medida do afastamento do ponto em relação às suas respectivas linhas de referência. Essa rede de linhas imaginárias, através de suas intersecções, permite localizar com precisão qualquer ponto na superfície do globo terrestre. A identificação dos pontos é dada por uma longitude e uma latitude.

Esse sistema de divisão provém das teorias dos antigos babilônios, expandido pelo pensador e geógrafo grego Ptolomeu, nas quais um círculo completo é dividido em 360 graus" 360°.

                                     

1. Localização absoluta

Para localizar um lugar na superfície terrestre de forma exata é necessário usar duas indicações, cada uma composta de uma letra de um número. Utilizando elementos de referência da rede cartográfica ou geográfica de indicação no mapa.

O uso dos pontos cardeais como guia, não permitem localizar com exatidão um ponto na superfície terrestre porque é um instrumento para trabalhar em pequenas distâncias num plano de duas dimensões.

O sistema de mapeamento da Terra por meio de coordenadas geográficas expressa posições horizontais no planeta mediante duas coordenadas do sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra.

                                     

1.1. Localização absoluta Guias imaginárias

As coordenadas geográficas baseiam-se em diversas linhas imaginárias horizontais e verticais traçadas sobre o globo terrestre:

  • os paralelos são linhas paralelas ao equador que circundam a Terra - a própria linha imaginária do equador é um paralelo;
  • os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° que ligam os polos - eles vão do Polo Norte ao Polo Sul e cruzam com os paralelos.

Cada meridiano possui o seu antimeridiano, isto é, um meridiano oposto que, junto com ele, forma uma circunferência. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho. Convencionou-se que o meridiano de Greenwich, que passa pelos arredores da cidade de Londres, na Inglaterra, é o meridiano principal.

A partir dos paralelos e meridianos, estabeleceram-se as coordenadas geográficas, que são medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfície terrestre.

                                     

2. Sistema das Coordenadas Geográficas

Existem pelo menos quatro modos de designar uma localização exata para qualquer ponto na superfície do globo terrestre.

Nos três primeiros sistemas, o globo é dividido em latitudes, que vão de 0 a 90 graus norte ou sul e longitudes, que vão de 0 a 180 graus Leste ou Oeste. Para efeitos práticos, usam-se as siglas internacionais para os pontos cardeais: N=Norte/ North, S=Sul/ South, E ou L=Leste/ East, O ou W=Oeste/ West.

Para as longitudes, o valor de cada unidade é bem definido, pois a metade do grande círculo tem 20003.93km, dividindo este último por 180, conclui-se que um grau ° equivale a 111.133 km. Dividindo um grau por 60, toma-se que um minuto equivale a 1852.22 m valor praticamente idêntico ao da milha náutica. Dividindo um minuto por 60, tem-se que um segundo equivale a 30.87 m,

Para as latitudes, há um valor específico para cada posição, que aumenta de 0 na Linha do Equador até aos Polos, onde está o seu valor máximo 90° de amplitude do ângulo.



                                     

2.1. Sistema das Coordenadas Geográficas Graus, minutos, segundos

Neste sistema, cada grau é dividido em 60 minutos, que por sua vez se subdividem, cada um, em 60 segundos. A partir daí, os segundos podem ser divididos decimalmente em frações cada vez menores.

                                     

2.2. Sistema das Coordenadas Geográficas Graus Decimais

Neste sistema, cada grau é dividido em frações decimais.

A forma de nomeação difere um pouco dos dois primeiros sistemas: a latitude recebe a abreviatura lat e a longitude, long. Há valores positivos e negativos. Os valores positivos são para o Norte latitude e o Leste longitude e não recebem um símbolo específico. Os valores negativos são para o Sul latitude e o Oeste longitude, sendo acrescidos do símbolo -.

                                     

2.3. Sistema das Coordenadas Geográficas Universal Transversa de Mercator

Para efeitos de comparação, este sistema usa três dados ao invés de dois. O primeiro é o setor do globo terrestre, o segundo é a distância relativa ao centro do meridiano - sempre 500000.00 m - e o terceiro é a distância do Polo Sul para locais no Hemisfério Sul ou da Linha do Equador para locais no Hemisfério Norte.



                                     

Coordenadas

Coordenadas pode referir-se a: Sistema de coordenadas - sistema usado na Matemática Coordenadas geográficas - sistema de mapeamento da Terra, usado na Geografia e na Cartografia Sistema equatorial de coordenadas - sistema usado na Astronomia

Free and no ads
no need to download or install

Pino - logical board game which is based on tactics and strategy. In general this is a remix of chess, checkers and corners. The game develops imagination, concentration, teaches how to solve tasks, plan their own actions and of course to think logically. It does not matter how much pieces you have, the main thing is how they are placement!

online intellectual game →