ⓘ Exército de Libertação de Portugal. O Exército de Libertação de Portugal foi uma organização terrorista de extrema-direita criada por Agostinho Barbieri Cardoso ..

                                     

ⓘ Exército de Libertação de Portugal

O Exército de Libertação de Portugal foi uma organização terrorista de extrema-direita criada por Agostinho Barbieri Cardoso em 6 de Janeiro de 1975. Fundada e sediada em Madrid, Espanha.

O principal objectivo do ELP era lutar contra os movimentos da esquerda política do pós-25 de Abril de 1974, nomeadamente o COPCON Comando Operacional do Continente e a LUAR Liga de Unidade e Acção Revolucionária. Foram considerados como terroristas de extrema-direita chegando a incendiar sedes ligadas ao Partido Comunista Português.

Essas acções eram muitas vezes confundidas com as do MDLP numa conferência de Imprensa difundida em directo pela emissora nacional de televisão RTP.

Perante a referida acusação, em 29 de Março, O ELP, em notícia divulgada pela imprensa, nega qualquer intervenção no Golpe de 11 de Março mas afirma-se pronto a actuar em todo o território português.

Tinha-se instalado o chamado Verão Quente de 1975, durante o qual atacaram a Embaixada de Cuba, assim como, participado a vários atentados bombistas a sedes de partidos políticos de esquerda.

                                     

1. Ligações externas

  • A cruzada branca contra comunistas e seus lacaios - artigo de Fernando Madaíl, Diário de Notícias, 17 Agosto 2005
  • Cronologia - A Revolução Portuguesa de 25 de Abril - Centro de Documentação 25 de Abril UC
  • Cronologia das organizações de direita - Centro de Documentação 25 de Abril UC
Free and no ads
no need to download or install

Pino - logical board game which is based on tactics and strategy. In general this is a remix of chess, checkers and corners. The game develops imagination, concentration, teaches how to solve tasks, plan their own actions and of course to think logically. It does not matter how much pieces you have, the main thing is how they are placement!

online intellectual game →