ⓘ Academias de Portugal ..

Academia das Ciências de Lisboa

A Academia das Ciências de Lisboa GCSE é uma instituição científica portuguesa. Entre outras missões cabe à Academia incentivar a investigação científica, estimular o estudo da língua e literatura portuguesas e promover o estudo da história portuguesa e das suas relações com outros países. A Academia é o órgão consultivo do Governo em matéria linguística. A Academia deve coordenar a sua ação com a Academia Brasileira de Letras e com a rede das academias europeias e mundiais, incluindo os países de língua oficial portuguesa e os núcleos portugueses no estrangeiro.

Academia Internacional de Heráldica

A Academia Internacional de Heráldica, simultaneamente Heraldicae Internationalis Academy, Académie Internationale Héraldique, Accademia Internazionale di Araldica e Internationale Akademie für Heraldik, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, cultural, composta no seio da União Europeia em 2005. À Academia Internacional de Heráldica é proposto centralizar a investigação científica e estudos relativos à heráldica, garantindo a mais ampla cooperação internacional possível e a sua divulgação, definindo o seu lugar no sistema moderno de ciências sociais, procurando correlações interdi ...

Academia Portuguesa da História

A Academia Portuguesa da História GCSE MHIH é uma instituição científica com sede no Palácio dos Lilases, Alameda das Linhas de Torres, em Lisboa, criada nos termos do artigo 39.º do Regimento da Junta Nacional da Educação, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 26 611 de 19 de Maio de 1936. A fundação insere-se na profunda reforma ideológica imposta pelo Estado Novo às instituições culturais de ensino e investigação após a consolidação do Estado Novo. Iniciou as suas actividades em 9 de Janeiro de 1938, data da primeira reunião do seu Conselho Académico.

Academia Portuguesa de Ex-Líbris

A Academia Portuguesa de Ex-Libris é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Lisboa, que se dedica à promoção, estudo e divulgação dos ex-libris.

Escola Superior de Belas-Artes do Porto

A história desta instituição remonta à Aula de Desenho e Debuxo, iniciada em 1780. Em 1802, o pintor Vieira Portuense, por ocasião da abertura das aulas, designa por "Academia" essa Aula de Desenho, tentando assim dignificar a instituição e apelando para uma formação mais completa; no entanto, a desejada reforma, acontecera apenas dia 22 de Novembro de 1836, através da criação da Academia Portuense de Belas Artes, com o objectivo de" promover o estudo das Bellas Artes, difundir, e aplicar a sua prática às Artes Fabris”. A Academia oferecia aulas nas áreas da Pintura, Escultura e Arquitectu ...

Sociedade Portuguesa de Escritores

A Sociedade Portuguesa de Escritores foi uma associação dos escritores portugueses, fundada em 1956 e encerrada em 1965 pelo Governo do Estado Novo em 1965.