ⓘ Funiculares e elevadores de Portugal. O primeiro funicular a funcionar em Portugal foi o Elevador do Bom Jesus em Braga, inaugurado em 1882. O projecto foi do e ..

                                     

ⓘ Funiculares e elevadores de Portugal

O primeiro funicular a funcionar em Portugal foi o Elevador do Bom Jesus em Braga, inaugurado em 1882. O projecto foi do engenheiro suíço Nikolaus Riggenbach. Este, que a partir do seu país natal enviava todas as indicações necessárias para a construção do Elevador e contou em Portugal com a colaboração técnica e prática do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard, que em Braga dirigiu a execução do projecto.

O seu impacte foi de tal ordem que logo nesse mesmo ano, se constituiu em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Raul Mesnier para projectar e instalar na capital uma série de elevadores. A sociedade construiu vários elevadores em Lisboa, como do Chiado e o da Biblioteca que já não se encontram em funcionamento e os de Santa Justa, do Lavra, da Glória, e da Bica.

Entre 1923 e 1999 não se construiu em Portugal qualquer tipo de equipamento deste género.

Já no século XXI, foi construído um funicular na cidade de Viseu e uma rede formada por cinco elevadores e funiculares na cidade da Covilhã.

                                     

1. Bibliografia

  • ALVES, Maria Amélia Lemos. "Lisboa dos Elevadores". Colecção Olhar Lisboa, 2002.
  • João Manuel Hipólito Firmino da Costa:" Um caso de património local: A tomada de Lisboa pelos ascensores” Universidade Aberta: Lisboa, 2008.
                                     

2. Ligações externas

  • Resumo do relatório do Painel dedicado ao tema:" Instalações por Cabo para Transporte de Pessoas Funiculares, Teleféricos e APM’s” organizado, a 3 de Março de 2008, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, pela Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a CT 162 Comissão Técnica de Normalização N.º 162 - Instalações por Cabo para o Transporte de Pessoas e com o CATIM Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica
  • Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos-de-Ferro. Cronologia das linhas de Ascensores, Elevadores e Funiculares
Free and no ads
no need to download or install

Pino - logical board game which is based on tactics and strategy. In general this is a remix of chess, checkers and corners. The game develops imagination, concentration, teaches how to solve tasks, plan their own actions and of course to think logically. It does not matter how much pieces you have, the main thing is how they are placement!

online intellectual game →